O projeto elétrico é necessário quando pretende-se fazer modificações na rede elétrica ou em situações que representem riscos aos usuários. Optar por estes serviço pode ajudar a economizar na conta de energia, e na vida útil dos equipamentos.
Em todo o Brasil, o número de acidentes causados por sobrecarga (popularmente chamado de curto circuito) aumentou. Na maioria das vezes, estes acidentes são gerados por instalações elétricas precárias e incorretas. Segundo a Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), isso é bastante comum em residências.
Entre as principais causas de curto circuito estão o envelhecimento da rede elétrica, que muitas vezes, por ser antiga, carece de manutenção. Somado a isso, há também o uso errado das tomadas de eletricidade, que se sobrecarregam devido ao número excessivo de equipamentos ligados a ela.
Além de algumas medidas preventivas para evitar acidentes, algumas vezes é necessário a realização de um projeto elétrico. Assim, componentes e produtos são escolhidos e instalados adequadamente. Dessa forma, se garante a segurança de pessoas e patrimônios, assegurando também a economia do usuário.
O projeto elétrico consiste inicialmente, na determinação qualitativa e quantitativa do material utilizado. Seguido desta primeira etapa, determina-se a instalação elétrica necessária para certo local. Esta etapa leva em consideração a área do local, a função, a quantidade de tomadas, a quantidade de luminárias, e a movimentação de pessoas. Após a finalização do projeto, o técnico possui todas as informações necessárias para executar a instalação